•sábado, agosto 02, 2008

A Ratinha Valente, apesar de ser uma história fictícia onde ratos falam, engloba bem o raciocínio dos humanos, e apesar de você achar que a família do fazendeiro e o NIMH são vilões sem coração, lembrem-se, todos os humanos fazem isso, afinal, qual seria a sua emoção ao ver um rato? Com certeza o mataria. Falaremos um pouco de ratos para você se aprofundar um pouco mais no assunto.
Rato é o nome geral dos mamíferos roedores da família Muridae. É a maior família de mamíferos existente na atualidade cerca de 650 espécies, classificadas em cerca de 140 géneros e em cinco ou seis subfamílias. Uma grande quantidade de informações sobre a anatomia, fisiologia, comportamento e doenças estão disponíveis devido à sua popularidade como animais de laboratório. E esta popularidade se dá por conta de em muitos aspectos assemelharem-se ao humano, sendo fundamental o imunológico o que o faz a melhor escolha para laboratorio e vetor de muitas doenças.
Os ratos silvestres foram aparentemente originados nas regiões temperadas da Ásia Central. Através de migrações pelas rotas comerciais e militares, o rato se espalhou pelo mundo. Muitos tipos de rato transformaram-se em espécies invasoras e causaram estragos nos ecossistemas ocupados através da sua migração.
Os ratos são conhecidos especialmente pelo risco a saúde, são portadores de variadas doenças transmissíveis ao homem, como a leptospirose e hantavírus, além de ser hospedeiro para outras doenças.
O controle da população de ratos é extremamente difícil de ser realizado. Os ratos, precisam de 3 itens para sobreviver e reproduzir, são estes abrigo, alimentação e água. A água e o abrigo são praticamente impossíveis, se retiramos as fontes de água, ele irá mais longe para obte-la e voltará ao seu abrigo, se eliminamos seu abrigo atual, ele criará um novo próximo ao local, sobrando somente a alimentação;

Algumas espécies de ratos:
· Ratazanas (Rattus spp.)
· Rato-marrom (Rattus norvegicus)
· Rato-preto (Rattus rattus)
· Rato do campo (Holochilus spp.)
· Camundongo (Mus musculus)
· Rato-do-pacífico (Rattus exulans)
· Rato-de-cabrera (Microtus cabrerae)

|
This entry was posted on sábado, agosto 02, 2008 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: