•domingo, agosto 03, 2008

Diferentemente de “A Ratinha Valente”, a Don Bluth Produções conseguiu um bom parceiro, a Amblin Entertainment (empresa de Steven Spielberg) e a Universal. Lançado em 21 de novembro de 1986, Um Conto Americano foi um dos maiores sucessos do ano, conseguindo US$ 47.000.000 nos EUA e US$ 84.000.000 no resto do mundo, na época o animado que mais deu dinheiro em toda a história, sendo que o concorrente, “As Peripécias do Ratinho Detetive” conseguiu apenas US$ 22.000.000 nos EUA, graças a enorme campanha publicitária que a Universal tinha feito na época.
Apesar de não ter sido tão aclamado pelos críticos e fãs de Don Bluth quanto “A Ratinha Valente”, o filme ainda é muito querido, sendo um marco dos anos 80, se tornando mascote da Amblin Entertainment, e sendo por um tempo o da UNICEF.
Também conseguiu ganhar o Grammy de Melhor Música do Ano e Melhor Música Para Um Filme por "Somewhere Out There" um grande feito para a história dos longas metragens animados. Como todo esse sucesso, milhares de produtos começaram a serem produzidos como livros e acessórios de cowboy (também devido á “Um Conto Americano: Fievel Vai Para o Oeste”).
Houve também uma acusação de plágio, “Um Conto Americano” teria copiado a revista em quadrinhos “Maus”, por seus vários personagens parecidos com a história, felizmente, a Universal ganhou a causa.
Apesar de tudo esse sucesso, Fievel começou a ser esquecido com a enorme repercussão de “A Pequena Sereia” da Disney.
|
This entry was posted on domingo, agosto 03, 2008 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: