•domingo, outubro 26, 2008
Desde A Polegarzinha, A DBP firmou um acordo com a empresa Merlim Films de Hong Kong, para financiar os seus filmes. O problema, é que a empresa queria lucros, e como os últimos filmes foram desastres de bilheteria devido á extensa preguiça das distribuidoras (principalmente da Warner) isso não foi conseguido.
Mesmo assim, a DBP era o terceiro maior estúdio de animação dos Estados Unidos (sendo ultrapassado somente pela Walt Disney Animation e Warner Bros. Animation) e consequentemente, do mundo. A Fox se mostrava muito interessada em financiar e distribuir os filmes da empresa, o que acabaria definitivamente com a distribuição capenga da Warner (que distribuiu o filme mundialmente, nos E.U. foi a MGM).
No meio desse bolo todo, foi lançado, em 1995, o filme O Cristal e o Pinguim. Foi um fracasso de bilheteria (precisa dizer?) sendo o segundo pior filme em bilheteria no estúdio, perdendo apenas para o anterior, Um Duende no Parque, mas com certeza foi um filme musical singelo que agradou os que o viram. A abertura foi visualmente inspirada nos filmes Disney dos anos 40, Música Maestro! e Tempo de Melodia, e embalada na belíssima música Now and Never, além de outras belas músicas compostas por Barry Manilow (o mesmo de A Polegarzinha) que fizeram desse filme uma história de amor irresistível de Rubie e Marina, com uma animação belíssima.

Mas no fim, uma reunião entre os chefões da DBP viram que não adiantava continuar fazendo filmes para serem jogados no mercado sem divulgação nenhuma. Então, aprovaram a oferta da Fox: a Don Bluth Produções foi dissolvida, e a maioria do seu maquinário e funcionários formaram a Fox Animation Studios, com Don Bluth, é claro, no comando. O Cristal e o Pinguim se tornou o último filme da empresa, apesar de na verdade a Fox Animation Studios ser só um nome diferente para a DBP, que continuou com o mesmo estilo de roteiro e arte.

Apesar de ter aberto o mercado cinematográfico novamente para Don Bluth (a prova disso é o sucesso de bilheteria e de crítica do próximo animado, Anastasia) ele ficou sujeito á Fox, em uma situação parecida com a da Universal, anos antes, que fez com que ele quebrasse o contrato com a empresa.
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